Artigos Rem soft Sistemas

Processo e Modelo de Processo


Olá pessoal, hoje abordarei a diferença entre um modelo de processo de software e um processo de software. Exemplificarei também, dois modos pelos quais um modelo de processo de software pode ser útil para identificar possíveis aprimoramentos no processo.

Um processo de software é o que define quais atividades devem ser realizadas dentro de uma produção de sistemas, define também as pessoas envolvidas e os artefatos a serem gerados. Já o modelo de processo de software define a sequência com que as atividades são executadas e quais as pessoas estão envolvidas e quais os artefatos são gerados por cada atividade.

Um processo de software normalmente é dividido em vários processos menores para se melhor organizar a produção de software. Existem algumas abordagens ou ferramentas sugeridas pela engenharia de software que, à partir delas, é possível se identifcar a acurácia de um modelo de processo de software, e assim se sugerir as possíveis melhorias.

Sugestões de aprimoramento à partir de um modelo podem ser encontradas quando o mesmo é expresso na forma de “papel/ação”, por exemplo, porque assim é viável identificar se os papéis estão bem distribuídos por recursos humanos do projeto. Podem ser identificados também no modelo de fluxo de dados, uma outra abordagem na qual observamos se as transformações nos artefatos estão gerando a evolução desejada ao produto final.

Bom, é isso pessoal. Fiquem à vontade para comentar a respeito. Concluo este post com a seguinte frase aprendida: é em tempos de crise que encontramos as melhores oportunidades de rever nosso processo.

Um grande abraço e até o próximo post! 😉

.

Autor

  • Rem Soft Sistemas

    REM SOFT é uma abreviação de REMOTE SOFTWARE, pois somos especialistas em prover soluções digitais com larga experiência no trabalho remoto. Pensamos sempre “fora da caixa” quando se trata de inovação. Nossa equipe é apaixonada por tecnologia e atendimento diferenciado aos clientes. Nossas equipes são organizadas em Squads multidisciplinares e temos o HOME OFFICE no nosso DNA.

Escrito por:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Sobre o Autor

Mais sobre tecnologia

Gostou do Artigo?

Recebemos sua Assinatura com Sucesso!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Enviamos um e-mail para você confirmar sua assinatura, assim que confirmar passará a receber novidades em tecnologia da Rem Soft Sistemas.

Lembre-se sempre se caso não receber nosso e-mail na caixa de entrada,
Observe sua caixa de spam em seu e-mail.