O tópico de hoje aborda os quatro principais atributos que todos os produtos de software devem possuir. Sem tais atributos, não podemos afirmar que o software seja de qualidade.
Estamos falando de Facilidade de Manutenção (Manutenibilidade), Confiança, Eficiência e Usabilidade. Segue abaixo o conceito de cada um dos atributos segundo o estudioso Ian Sommerville:
– Manutenibilidade: O software deve ser escrito de modo que possa evoluir para atender às necessidades de mudança dos clientes. É um atributo fundamental, pois a mudança de software é uma consequência inevitável de um ambiente de negócios em constante mutação;
– Confiança: O nível de confiança de um software tem uma série de características, incluindo confiabilidade, proteção e segurança. Um software confiável não deve causar danos físicos ou econômicos no caso de falha no sistema.
– Eficiência: O software não deve disperdiçar os recursos do sistema, como memória e ciclos do processador. Portanto, a eficiência inclui tempo de resposta, tempo de processamento, utilização de memória e etc;
– Usabilidade: O software deve ser usável, sem esforço excessivo, pelo tipo de usuário para o qual ele foi projetado. Isso significa que ele deve apresentar uma interface com o usuário e documentação adequadas.
Complementando com algumas outras características, sugiro também a Portabilidade, Rastreabilidade, Facilidade de Integração a Outros Sistemas e Aderência às Necessidades de Negócio (muito importante!). E vocês, podem sugerir mais alguns?
Um grande abraço a todos e até o próximo post! 😉
.
-
REM SOFT é uma abreviação de REMOTE SOFTWARE, pois somos especialistas em prover soluções digitais com larga experiência no trabalho remoto. Pensamos sempre “fora da caixa” quando se trata de inovação. Nossa equipe é apaixonada por tecnologia e atendimento diferenciado aos clientes. Nossas equipes são organizadas em Squads multidisciplinares e temos o HOME OFFICE no nosso DNA.