Artigos Rem soft Sistemas

Implementando valueChangeListener com JSF

Olá pessoal, hoje eu irei compartilhar com vocês uma experiência que tive trabalhando em um projeto, no qual tive que implementar um comportamento de “onchange” em um componente selectOneMenu do JSF 1.2. A princípio a implementação me parecia fácil e bem sugestiva, no entanto, após alguns testes pude perceber que uma “cilada” estaria me surpreendendo: o evento por trás do atributo “valueChangeListener” não executa como esperado!
 
 
Tal problema me exigiu alguns esforços para se chegar a uma solução plausível. Creio que este tipo de implementação gere dúvidas também há muitos outros desenvolvedores e, portanto, seguem alguns esclarecimentos:
 
 
Tentarei ilustrar o problema com um exemplo de um selectOneMenu que realiza a listagem de carros de acordo com a marca selecionada:
 


Bom, o primeiro entrave encontrado foi em relação à submissão do formulário: ela não é realizada na alteração da selectOneMenu sem que coloquemos o “onchange=’submit()’” explicitamente!
À primeira vista o código acima parece então sugerir que, ao se alterar uma opção do selectOneMenu, o método declarado no atributo valueChangeListener será invocado. Ah, eis a cilada!
 
 
 
Neste momento, você pode estar me perguntando: mas por que não funcionaria? Eis o segredo: simplesmente porque o método declarado no valueChangeListener é chamado ANTES dos métodos setters do managed-bean serem chamados! Isso implica que, qualquer alteração que você realize nas variáveis no seu método em valueChangeListener seriam sobreescritas quando os setters fossem chamados. E se caso tentassemos pular essas chamadas aos métodos setters invocando “FacesContext.getCurrentInstace.renderResponse()” no método valueChangeListener, simplesmente estariamos pulando também as chamadas aos getters, o que impediria da mesma maneira de exibirmos os valores atualizados na nossa view. Então o que fazer?
 
 
 
Ok, para solucionar nós temos 3 soluções básicas:
 
1 – Podemos forçar o JSF a recriar a view:
FacesContext context = FacesContext.getCurrentInstance();
 
// Redireciona para a pagina a mesma página.
context.getApplication().getNavigationHandler().handleNavigation(
    context, null, "listarCarros");



E no arquivo faces-config.xml:




2 – Podemos mover o ciclo de vida do JSF à fase de atualização do modelo:

public void listarCarrosMarcaSelecionada(ValueChangeEvent event){
 
  // busca dos carros aqui...
  ...
  PhaseId phaseId = event.getPhaseId();
 
  if (phaseId.equals(PhaseId.ANY_PHASE)){

      event.setPhaseId(PhaseId.UPDATE_MODEL_VALUES);
      event.queue();
  }
}

3 – Podemos criar nosso próprio UIComponent no managed-bean usando “binding” e do método valueChangeListener poderiamos alterá-lo invocando o método “setMethod()”, pois, quando alteramos um UIComponent diretamente, o JSF automaticamente invoca os métodos getters para a atualização da view. Mas ainda sim teriamos que concluir o método invocando “FacesContext.getCurrentInstance().renderResponse()” para forçar a nova renderização.
 
 
 
Para o projeto em que estou, a primeira alternativa foi a adotada pois me pareceu a mais simples e no momento atenderia ao meu propósito. Existem também algumas soluções utilizando ajax, como por exemplo com a implementação do Ajax4JSF que também se mostram interessantes, mas eu não poderia utilizar devido a alguns motivos particulares do projeto.
 
 
 
Bom, então é isso pessoal, ficam aqui as dicas. Espero ter ajudado. Até a próxima!
 

Escrito por:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Gerenciamento de Estados no Angular: Explorando os Signals

Introdução O gerenciamento de estado é um aspecto crucial no desenvolvimento de aplicações web modernas, garantindo que os dados e as condições da aplicação sejam controlados e mantidos de forma organizada, escalável e eficiente. O Angular oferece diversas abordagens para lidar com o gerenciamento de estado, cada uma com suas

Leia Mais »

Ferramentas que impulsionam o seu negócio: Aplicativos e Software sob demanda

No mundo dos negócios em constante evolução, a busca por eficiência e otimização é incessante. Nesse contexto, ferramentas como aplicativos e software sob demanda surgem como verdadeiros aliados, impulsionando o crescimento e a competitividade das empresas. Neste blog post, exploraremos em detalhes as vantagens e funcionalidades de tais ferramentas, destacando

Leia Mais »

Design Pattern State

Entendendo o Padrão State O padrão State é um dos 23 padrões de design descritos no clássico livro “Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software”, escrito por Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, também conhecido como “Gang of Four” (GoF). Este padrão visa permitir que um objeto

Leia Mais »

Introdução aos Chatbots e sua importância

Os chatbots são assistentes virtuais cada vez mais presentes no dia a dia, transformando a forma como interagimos com empresas e serviços. Eles oferecem atendimento rápido, personalizado e disponível 24/7, melhorando significativamente a experiência do cliente. O que é Typebot? O Typebot é uma plataforma completa para criação de chatbots,

Leia Mais »

Sobre o Autor

Mais sobre tecnologia

Gostou do Artigo?

Recebemos sua Assinatura com Sucesso!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Enviamos um e-mail para você confirmar sua assinatura, assim que confirmar passará a receber novidades em tecnologia da Rem Soft Sistemas.

Lembre-se sempre se caso não receber nosso e-mail na caixa de entrada,
Observe sua caixa de spam em seu e-mail.