Artigos Rem soft Sistemas

Implementando valueChangeListener com JSF

Olá pessoal, hoje eu irei compartilhar com vocês uma experiência que tive trabalhando em um projeto, no qual tive que implementar um comportamento de “onchange” em um componente selectOneMenu do JSF 1.2. A princípio a implementação me parecia fácil e bem sugestiva, no entanto, após alguns testes pude perceber que uma “cilada” estaria me surpreendendo: o evento por trás do atributo “valueChangeListener” não executa como esperado!
 
 
Tal problema me exigiu alguns esforços para se chegar a uma solução plausível. Creio que este tipo de implementação gere dúvidas também há muitos outros desenvolvedores e, portanto, seguem alguns esclarecimentos:
 
 
Tentarei ilustrar o problema com um exemplo de um selectOneMenu que realiza a listagem de carros de acordo com a marca selecionada:
 


Bom, o primeiro entrave encontrado foi em relação à submissão do formulário: ela não é realizada na alteração da selectOneMenu sem que coloquemos o “onchange=’submit()’” explicitamente!
À primeira vista o código acima parece então sugerir que, ao se alterar uma opção do selectOneMenu, o método declarado no atributo valueChangeListener será invocado. Ah, eis a cilada!
 
 
 
Neste momento, você pode estar me perguntando: mas por que não funcionaria? Eis o segredo: simplesmente porque o método declarado no valueChangeListener é chamado ANTES dos métodos setters do managed-bean serem chamados! Isso implica que, qualquer alteração que você realize nas variáveis no seu método em valueChangeListener seriam sobreescritas quando os setters fossem chamados. E se caso tentassemos pular essas chamadas aos métodos setters invocando “FacesContext.getCurrentInstace.renderResponse()” no método valueChangeListener, simplesmente estariamos pulando também as chamadas aos getters, o que impediria da mesma maneira de exibirmos os valores atualizados na nossa view. Então o que fazer?
 
 
 
Ok, para solucionar nós temos 3 soluções básicas:
 
1 – Podemos forçar o JSF a recriar a view:
FacesContext context = FacesContext.getCurrentInstance();
 
// Redireciona para a pagina a mesma página.
context.getApplication().getNavigationHandler().handleNavigation(
    context, null, "listarCarros");



E no arquivo faces-config.xml:




2 – Podemos mover o ciclo de vida do JSF à fase de atualização do modelo:

public void listarCarrosMarcaSelecionada(ValueChangeEvent event){
 
  // busca dos carros aqui...
  ...
  PhaseId phaseId = event.getPhaseId();
 
  if (phaseId.equals(PhaseId.ANY_PHASE)){

      event.setPhaseId(PhaseId.UPDATE_MODEL_VALUES);
      event.queue();
  }
}

3 – Podemos criar nosso próprio UIComponent no managed-bean usando “binding” e do método valueChangeListener poderiamos alterá-lo invocando o método “setMethod()”, pois, quando alteramos um UIComponent diretamente, o JSF automaticamente invoca os métodos getters para a atualização da view. Mas ainda sim teriamos que concluir o método invocando “FacesContext.getCurrentInstance().renderResponse()” para forçar a nova renderização.
 
 
 
Para o projeto em que estou, a primeira alternativa foi a adotada pois me pareceu a mais simples e no momento atenderia ao meu propósito. Existem também algumas soluções utilizando ajax, como por exemplo com a implementação do Ajax4JSF que também se mostram interessantes, mas eu não poderia utilizar devido a alguns motivos particulares do projeto.
 
 
 
Bom, então é isso pessoal, ficam aqui as dicas. Espero ter ajudado. Até a próxima!
 

Autor

  • Rem Soft Sistemas

    REM SOFT é uma abreviação de REMOTE SOFTWARE, pois somos especialistas em prover soluções digitais com larga experiência no trabalho remoto. Pensamos sempre “fora da caixa” quando se trata de inovação. Nossa equipe é apaixonada por tecnologia e atendimento diferenciado aos clientes. Nossas equipes são organizadas em Squads multidisciplinares e temos o HOME OFFICE no nosso DNA.

Escrito por:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Sobre o Autor

Mais sobre tecnologia

Gostou do Artigo?

Recebemos sua Assinatura com Sucesso!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Enviamos um e-mail para você confirmar sua assinatura, assim que confirmar passará a receber novidades em tecnologia da Rem Soft Sistemas.

Lembre-se sempre se caso não receber nosso e-mail na caixa de entrada,
Observe sua caixa de spam em seu e-mail.