Artigos Rem soft Sistemas

Afinal, o que é Engenharia de Software?

Existem atualmente inúmeras definições para a Engenharia de Software, sendo que todas elas convergem para o mesmo ponto de vista, explicado algumas vezes, com maior ou menor riqueza de detalhes. Ao longo deste artigo objetivei detalhar as que julguei mais interessantes.

Segundo a definição oficial do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), conforme a Computer Society, seu subgrupo destinado a questões ligadas aos computadores, a Engenharia de Software baseia-se no estudo e aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável para o desenvolvimento, operação e manutenção de software.

Mas vamos voltar um pouco mais no tempo, mais especificamente na conferência que idealizou a criação da Engenharia de Software, patrocinada pelo comitê de ciências da NATO em 1968, para buscarmos uma outra definição bastante interessante. Fritz Bauer propôs o seguinte enfoque para as atividades de desenvolvimento de software: “A criação de sólidos princípios de engenharia afim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais”.

Segundo a definição também de um dos maiores estudiosos da Engenharia de Software, Ian Sommerville, a Engenharia de Software é uma disciplina de engenharia relacionada com todos os aspectos de produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até a sua manutenção, ou seja, mesmo depois que este entrar em operação.

Portanto, a Engenharia de Software atua em um papel primordial dentro dos ciclos de vida do projeto e do produto de software, que é o de dar uma maior qualidade e produtividade ao software, baseando-se nos estudos e padrões de engenharia mais recomendados pela área de desenvolvimento de software.

Bom pessoal, é isso! Fiquem à vontade para postar novas definições que acharem interessantes. 😉

.

Autor

  • Rem Soft Sistemas

    REM SOFT é uma abreviação de REMOTE SOFTWARE, pois somos especialistas em prover soluções digitais com larga experiência no trabalho remoto. Pensamos sempre “fora da caixa” quando se trata de inovação. Nossa equipe é apaixonada por tecnologia e atendimento diferenciado aos clientes. Nossas equipes são organizadas em Squads multidisciplinares e temos o HOME OFFICE no nosso DNA.

Escrito por:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Sobre o Autor

Mais sobre tecnologia

Gostou do Artigo?

Recebemos sua Assinatura com Sucesso!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Enviamos um e-mail para você confirmar sua assinatura, assim que confirmar passará a receber novidades em tecnologia da Rem Soft Sistemas.

Lembre-se sempre se caso não receber nosso e-mail na caixa de entrada,
Observe sua caixa de spam em seu e-mail.