Artigos Rem soft Sistemas

Afinal, o que é Engenharia de Software?

Existem atualmente inúmeras definições para a Engenharia de Software, sendo que todas elas convergem para o mesmo ponto de vista, explicado algumas vezes, com maior ou menor riqueza de detalhes. Ao longo deste artigo objetivei detalhar as que julguei mais interessantes.

Segundo a definição oficial do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), conforme a Computer Society, seu subgrupo destinado a questões ligadas aos computadores, a Engenharia de Software baseia-se no estudo e aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável para o desenvolvimento, operação e manutenção de software.

Mas vamos voltar um pouco mais no tempo, mais especificamente na conferência que idealizou a criação da Engenharia de Software, patrocinada pelo comitê de ciências da NATO em 1968, para buscarmos uma outra definição bastante interessante. Fritz Bauer propôs o seguinte enfoque para as atividades de desenvolvimento de software: “A criação de sólidos princípios de engenharia afim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais”.

Segundo a definição também de um dos maiores estudiosos da Engenharia de Software, Ian Sommerville, a Engenharia de Software é uma disciplina de engenharia relacionada com todos os aspectos de produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até a sua manutenção, ou seja, mesmo depois que este entrar em operação.

Portanto, a Engenharia de Software atua em um papel primordial dentro dos ciclos de vida do projeto e do produto de software, que é o de dar uma maior qualidade e produtividade ao software, baseando-se nos estudos e padrões de engenharia mais recomendados pela área de desenvolvimento de software.

Bom pessoal, é isso! Fiquem à vontade para postar novas definições que acharem interessantes. 😉

.

Escrito por:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Gerenciamento de Estados no Angular: Explorando os Signals

Introdução O gerenciamento de estado é um aspecto crucial no desenvolvimento de aplicações web modernas, garantindo que os dados e as condições da aplicação sejam controlados e mantidos de forma organizada, escalável e eficiente. O Angular oferece diversas abordagens para lidar com o gerenciamento de estado, cada uma com suas

Leia Mais »

Ferramentas que impulsionam o seu negócio: Aplicativos e Software sob demanda

No mundo dos negócios em constante evolução, a busca por eficiência e otimização é incessante. Nesse contexto, ferramentas como aplicativos e software sob demanda surgem como verdadeiros aliados, impulsionando o crescimento e a competitividade das empresas. Neste blog post, exploraremos em detalhes as vantagens e funcionalidades de tais ferramentas, destacando

Leia Mais »

Design Pattern State

Entendendo o Padrão State O padrão State é um dos 23 padrões de design descritos no clássico livro “Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software”, escrito por Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, também conhecido como “Gang of Four” (GoF). Este padrão visa permitir que um objeto

Leia Mais »

Introdução aos Chatbots e sua importância

Os chatbots são assistentes virtuais cada vez mais presentes no dia a dia, transformando a forma como interagimos com empresas e serviços. Eles oferecem atendimento rápido, personalizado e disponível 24/7, melhorando significativamente a experiência do cliente. O que é Typebot? O Typebot é uma plataforma completa para criação de chatbots,

Leia Mais »

Sobre o Autor

Mais sobre tecnologia

Gostou do Artigo?

Recebemos sua Assinatura com Sucesso!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Enviamos um e-mail para você confirmar sua assinatura, assim que confirmar passará a receber novidades em tecnologia da Rem Soft Sistemas.

Lembre-se sempre se caso não receber nosso e-mail na caixa de entrada,
Observe sua caixa de spam em seu e-mail.