Artigos Rem soft Sistemas

Python: Analisando Dados E Criando Gráficos

 

Nos últimos anos, a análise de dados tornou-se um dos pilares fundamentais das estratégias de grandes empresas em todo o mundo. À medida que a quantidade de informações disponíveis continua a crescer exponencialmente, a capacidade de extrair insights significativos desses dados se tornou uma vantagem competitiva crucial. Nesse contexto, a linguagem de programação Python emergiu como uma ferramenta indispensável para a análise de dados, fornecendo uma gama impressionante de recursos e bibliotecas que a tornam uma escolha ideal para empresas que buscam obter o máximo valor de seus dados.

 

O que é Python?

O Python é uma linguagem de programação amplamente usada em aplicações da Web, desenvolvimento de software, ciência de dados e machine learning (ML). Os desenvolvedores usam o Python porque é eficiente e fácil de aprender e pode ser executada em muitas plataformas diferentes. O software Python pode ser baixado gratuitamente, integra-se bem a todos os tipos de sistema e agiliza o desenvolvimento.

 

Quais são os benefícios do Python?

Os benefícios do Python incluem:

  • Os desenvolvedores podem ler e entender facilmente um programa Python, porque tem uma sintaxe básica semelhante à do inglês.
  • O Python aumenta a produtividade dos desenvolvedores, porque eles podem escrever um programa Python usando menos linhas de código em comparação a muitas outras linguagens.
  • O Python tem uma grande biblioteca-padrão que contém códigos reutilizáveis para quase todas as tarefas. Como resultado, os desenvolvedores não precisam escrever códigos do zero.
  • Os desenvolvedores podem usar o Python facilmente com outras linguagens de programação populares, como Java, C e C++.
  • A comunidade ativa do Python inclui milhões de desenvolvedores de suporte em todo o mundo. Se você tiver algum problema, poderá obter suporte rápido da comunidade.
  • Muitos recursos úteis estão disponíveis na Internet se você quiser aprender Python. Por exemplo, você pode encontrar facilmente vídeos, tutoriais, documentação e guias do desenvolvedor.
  • É possível fazer a portabilidade do Python em diferentes sistemas operacionais de computação, como Windows, macOS, Linux e Unix.

 

Quais são as bibliotecas Python mais populares?

Matplotlib

Os desenvolvedores usam o Matplotlib para representar dados em gráficos bidimensionais e tridimensionais (2D e 3D) de alta qualidade. É frequentemente usado em aplicações científicas. Com o Matplotlib, é possível visualizar dados em diferentes gráficos, como de barras e de linhas. Você também pode criar vários gráficos de uma só vez, e é possível fazer a portabilidade dos gráficos entre todas as plataformas.

 

Pandas

O Pandas fornece estruturas de dados otimizadas e flexíveis para manipular dados de séries temporais e dados estruturados, como tabelas e matrizes. Por exemplo, use o Pandas para ler, gravar, mesclar, filtrar e agrupar dados. Muitas pessoas o usam para ciência de dados, análise de dados e tarefas de ML.

 

NumPy

O NumPy é uma biblioteca popular que os desenvolvedores usam para criar e gerenciar facilmente arrays, manipular formas lógicas e realizar operações de álgebra linear. É compatível com a integração com muitas linguagens, como C e C++.

 

Requests

A biblioteca Requests fornece funções úteis que são necessárias para o desenvolvimento Web. Você pode usá-la para enviar solicitações HTTP, adicionar cabeçalhos, adicionar parâmetros de URL, adicionar dados e executar muitas outras tarefas ao se comunicar com aplicações da Web.

 

OpenCV-Python

A OpenCV-Python é uma biblioteca que os desenvolvedores usam para processar imagens para aplicações de visão computacional. Ela fornece muitas funções para tarefas de processamento de imagens, como leitura e gravação de imagens simultaneamente, construção de um ambiente 3D com base em um ambiente 2D e captura e análise de imagens de vídeo.

 

Keras

A Keras é a biblioteca de rede neural profunda do Python, com excelente suporte para processamento de dados, visualização e muito mais. Ela é compatível com muitas redes neurais. Tem uma estrutura modular que oferece flexibilidade na escrita de aplicações de inovação.

 

Exemplos do que se pode fazer com Python e suas bibliotecas:

  • Percorrendo todos os arquivos da pasta base de dados (Pasta Vendas)

  • Criando uma tabela vazia chamada “tabela_total” e importando as bases de dados de vendas para dentro dessa nova tabela:

  • Calculando o produto de maior faturamento:

  • Calculando a loja ou cidade de maior venda:

  • Criando gráfico de barras para analisar o faturamento de cada loja:

 

 

Com esse exemplo podemos ver o alcance que o Python oferece na análise de dados, podendo criar tabelas e gráficos de maneira rápida e eficiente além de fazer tratamento dos dados de vários arquivos em conjunto.

 

Referencias:
https://www.hashtagtreinamentos.com/curso-basico-de-python

https://aws.amazon.com/pt/what-is/python/#:~:text=O%20Python%20%C3%A9%20uma%20linguagem,executada%20em%20muitas%20plataformas%20diferentes.

Escrito por:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Desafios na Integração de Sistemas Hospitalares: Como Superá-los

A integração de sistemas hospitalares é um processo crucial para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde. No entanto, este processo pode ser complexo e repleto de desafios. Neste post, vamos explorar os principais obstáculos encontrados na integração de ERPs hospitalares com plataformas de compras online e

Leia Mais »

Do On ao Off: Impactos da Tecnologia na Saúde Mental

Nas últimas décadas, a influência da tecnologia tem se manifestado em diversas áreas do nosso cotidiano, desde o ambiente profissional até os nossos relacionamentos pessoais e cuidados com a saúde. Porém, é importante mencionar que essa revolução tecnológica afeta consideravelmente a saúde mental, trazendo consequências tanto positivas quanto negativas. Neste

Leia Mais »

Os Avanços e Principais Desafios da Tecnologia na Saúde

  A tecnologia vem transformando rapidamente e revolucionando todos os aspectos de nossas vidas, e a saúde não é exceção. O uso da tecnologia tem desempenhado um papel significativo de como a forma as doenças são diagnosticadas, tratadas e prevenidas vem se tornando cada dia mais eficientes e acessíveis. Hoje

Leia Mais »

Como a Transformação Digital Está Moldando o Futuro dos Negócios

A transformação digital não é mais uma opção, mas uma necessidade para empresas que desejam se manter competitivas no mercado atual. À medida que a tecnologia avança rapidamente, empresas de todos os setores estão adotando soluções digitais para melhorar suas operações, aumentar a eficiência e oferecer melhores experiências aos clientes.

Leia Mais »

Sobre o Autor

Mais sobre tecnologia

Gostou do Artigo?

Recebemos sua Assinatura com Sucesso!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Enviamos um e-mail para você confirmar sua assinatura, assim que confirmar passará a receber novidades em tecnologia da Rem Soft Sistemas.

Lembre-se sempre se caso não receber nosso e-mail na caixa de entrada,
Observe sua caixa de spam em seu e-mail.