Artigos Rem soft Sistemas

O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial e o papel dos governos - NewVoice

A inteligência artificial é uma área recente na ciência, teve início depois da Segunda Guerra Mundial e, atualmente, possui várias subáreas como jogos de todos os tipos, criação de poesia automática, carros automotivos, e o diagnóstico de doenças. A função da inteligência artificial é automatizar tarefas intelectuais, logo, é potencialmente importante para qualquer área de conhecimento. A inteligência artificial é uma área muito ampla, ela também está relacionada com psicologia, biologia, lógica matemática, linguística, engenharia, filosofia, entre muitas outras áreas científicas, conforme é mostrado na figura abaixo.


A inteligência artificial é uma área que está sendo aprimorada constantemente, além das áreas mostradas acima, a inteligência artificial faz parte de muitas outras áreas. A inteligência artificial  é considerada como tabu dependendo do assunto tratado, ainda não é possível saber se o ser humano vai conseguir criar a real inteligência artificial, um sistema autônomo que tem poder de compreensão igual a de um ser humano, pra isso primeiro é preciso descobrir os princípios do cérebro humano que é a base sua criação.

Antes de começarmos a falar sobre a ferramenta poderosa que é a inteligência artificial, primeiro vamos falar o que não é a inteligência artificial para desmistificar alguns conceitos. A área de inteligência artificial avança diariamente, mas temos que saber que ela não é onisciente, a inteligência artificial do jeito que aparece nos filmes em geral existe apenas na ficção científica. Então, aquelas máquinas super avançadas que parecem humanos definitivamente não existem. A inteligência artificial tem evoluído muito, mas são sistemas especialistas, sistemas que são feitos para uma única função, que estão ganhando foco atualmente.

A máquina ainda depende muito do ser humano pra tomar decisões, escolher uma estratégia e executá-la ainda é responsabilidade do agente humano. Entretanto, as máquinas com Inteligência Artificial são incrivelmente eficientes para mostrar opções e dados que devem ser considerados pelos líderes com base em diferentes contextos e metas reais. É função da Inteligência Artificial descobrir padrões que não são possíveis descobrir manualmente, mas ainda é função do agente humano decidir o que fazer com essa nova informação descoberta.

Para ilustrar essa situação, vamos supor que um diretor executivo queira assumir um risco com poucas chances de sucesso. Ou melhor, vamos colocar aqui uma situação estritamente humana, vamos supor que talvez seja importante fazer um gasto que não trará lucros para a empresa, mas que motivará os funcionários. A realidade é complexa demais para que um algoritmo imagine todas as possibilidades que podem ser consideradas pelos líderes.

Então vamos ao que nos interessa nesse artigo, o que de fato é Inteligência Artificial? É uma tarefa bem difícil explicar esse conceito, pois até hoje tem uma infinidade de abordagens diferentes pra o que tem ou não inteligência artificial, então ainda não há um conceito global que defina como verdade o que é a Inteligência Artificial. Porém, de maneira simplificada, podemos falar que a inteligência artificial é a capacidade da maquina de simular a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. É considerado como inteligência artificial, então, todo comportamento da maquina que ela consiga imitar a inteligência humana.

Para ilustrar o porquê que é difícil descrever o que é inteligência artificial, pensem nessa integral de calculo abaixo.

Integrais: o que são, para que servem, seus tipos e exercícios resolvidos

Uma pessoa que consegue resolver essa integral super complexa é considerada uma pessoa inteligente? Podemos imaginar que sim. Então uma calculadora que consegue resolver essa fórmula tem inteligência artificial? A maioria das pessoas responderiam que não, pois mesmo sem nenhum conhecimento amplo sobre o que é Inteligência Artificial, coisas como calculadora já foram normalizadas e todo mundo tem conhecimento que são só algumas instruções que são dadas para resolver os cálculos, portanto, é senso comum que não tem nenhum tipo de inteligência ali inserida. Então, apesar de realizar um comportamento humano, poucas pessoas considerariam aquilo como inteligência artificial, porque é algo tão banal que não consideramos mais como inteligente. Por isso que é tão difícil definir o que é inteligência artificial, o termo inteligência é um termo que muda constantemente ao passar dos anos. Pra ilustrar como é um conceito difícil vamos mostrar abaixo algumas ferramentas que ativamente utilizam Inteligência Artificial.

Você sabe qual a opinião da Cortana do Windows 10 sobre a série Halo? - TecMundo

O Que é Visão Computacional? - Data Science Academy

Acima temos a Alexa da Amazon que utiliza Inteligência para entender a fala humana e gerar respostas em formato de áudio,

 também temos o Netflix que sugere filmes e séries de forma inteligente com base no gosto do usuário, depois nós temos a Cortana que é uma

assistente virtual da Microsoft e por fim temos uma ferramenta de inteligência artificial para reconhecer imagens.

 Essas ferramentas apesar de serem muito uteis e boas no que fazem, elas estão restritas ao que elas foram feitas para fazer, ou seja, um sistema especialista, e no que elas são feitas pra fazer são até melhores que os humanos. Mas elas tem a mesma capacidade que um ser humano? Elas conseguem fazer algo além daquilo? Então elas são realmente inteligentes? Portanto, apesar de ser consideradas ferramentas que usam inteligência artificial, pode ser que esse termo não seja mais utilizado pra elas daqui 5 ou 10 anos.

Até agora que entendemos o que não é inteligência artificial, que não é algo que acontece igual nos filmes de ficção. O que é inteligência artificial, que é a capacidade da maquina de simular o raciocínio humano. E que o termo inteligência pode ser volátil ao passar dos anos. Agora que isso está explicado, vamos ao que realmente nos interessa, o que é  de fato a Inteligência Artificial? Como boa parte das pessoas podem imaginar do que estamos falando, vamos começar a aprender termos como Machine Learning e Deep Learning. Lembrando que Inteligência Artificial e Machine Learning não são a mesma coisa. Machine Learning é um sub campo da inteligência artificial e onde estão os maiores avanços hoje em dia.

Nesse esquema abaixo vemos que a Inteligência Artificial é área do conhecimento, Machine Learning é um sub campo dessa área e Deep Learning é uma sub área de Machine Learning.

Machine Learning para Leigos | Venturus

Concluindo a Inteligência Artificial é a capacidade do computador racionar igual a um ser humano, Machine Learning é a capacidade do computador aprender sem ser explicitamente programado e o Deep Learning é uma sub área do Machine Learning focado em redes neurais para o aprendizado.

No próximo artigo entraremos mais a fundo sobre o que é o Machine Learning.

  • Rem Soft Sistemas

    REM SOFT é uma abreviação de REMOTE SOFTWARE, pois somos especialistas em prover soluções digitais com larga experiência no trabalho remoto. Pensamos sempre “fora da caixa” quando se trata de inovação. Nossa equipe é apaixonada por tecnologia e atendimento diferenciado aos clientes. Nossas equipes são organizadas em Squads multidisciplinares e temos o HOME OFFICE no nosso DNA.

Escrito por:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Integração de Sistemas: ecossistema digital unificado e eficiente

No mundo frenético dos negócios modernos, as empresas enfrentam o desafio constante de se adaptar e prosperar em um ambiente em rápida mudança. A integração de sistemas surge como um aliado poderoso nessa jornada, conectando softwares e aplicativos díspares para criar um ecossistema digital unificado e eficiente. O que é

Leia Mais »

Desvendando o DeFi: Vantagens, Desvantagens e Casos de Uso no Dia a Dia

As Finanças Descentralizadas, ou DeFi, representam um novo paradigma no mundo financeiro. Baseado na tecnologia blockchain, o DeFi permite a criação de serviços financeiros que não dependem de intermediários tradicionais, como bancos e corretoras. Em vez disso, esses serviços operam em plataformas descentralizadas, oferecendo maior transparência, acessibilidade e segurança. Como

Leia Mais »

Edge Computing

Edge computing é um paradigma de computação distribuída que visa processar dados e executar aplicativos mais próximos da fonte de dados ou da borda da rede. Esta proximidade com a fonte de dados pode oferecer as seguintes vantagens comerciais; tempo mais rápido para obter insights, tempos de resposta mais curtos

Leia Mais »

Desafios na Integração de Sistemas Hospitalares: Como Superá-los

A integração de sistemas hospitalares é um processo crucial para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde. No entanto, este processo pode ser complexo e repleto de desafios. Neste post, vamos explorar os principais obstáculos encontrados na integração de ERPs hospitalares com plataformas de compras online e

Leia Mais »

Do On ao Off: Impactos da Tecnologia na Saúde Mental

Nas últimas décadas, a influência da tecnologia tem se manifestado em diversas áreas do nosso cotidiano, desde o ambiente profissional até os nossos relacionamentos pessoais e cuidados com a saúde. Porém, é importante mencionar que essa revolução tecnológica afeta consideravelmente a saúde mental, trazendo consequências tanto positivas quanto negativas. Neste

Leia Mais »

Sobre o Autor

Mais sobre tecnologia

Gostou do Artigo?

Recebemos sua Assinatura com Sucesso!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Enviamos um e-mail para você confirmar sua assinatura, assim que confirmar passará a receber novidades em tecnologia da Rem Soft Sistemas.

Lembre-se sempre se caso não receber nosso e-mail na caixa de entrada,
Observe sua caixa de spam em seu e-mail.