Artigos Rem soft Sistemas

Descobrindo o Filament 3

Uma Biblioteca de Componentes Poderosos para Laravel

Introdução

O Filament 3 é muito mais do que um simples pacote para criação de painéis administrativos no Laravel. É uma biblioteca abrangente de componentes, cuidadosamente desenvolvida para acelerar a construção de aplicações web robustas e dinâmicas. É uma biblioteca muito completa que fornece componentes para o desenvolvimento de uma aplicação do começo ao fim. Trazendo muita confiabilidade e velocidade de desenvolvimento. Todos os componentes são altamente customizáveis, mas também é possível criar os seus próprios.

Principais benefícios

  • Agilidade no Desenvolvimento: O Filament simplifica a criação de interfaces administrativas, economizando tempo e esforço no desenvolvimento.
  • Segurança e Controle de Acesso: Oferece recursos integrados para lidar com autenticação, autorização e segurança, garantindo que os dados e a aplicação estejam protegidos.
  • Comunidade Ativa: O Filament 3 conta com uma comunidade ativa de desenvolvedores e uma documentação extensa. Isso significa que os usuários têm acesso a recursos, tutoriais e suporte para tirar o máximo proveito do pacote. A comunidade fornece diversos plugins que facilitam muito a vida do desenvolvedor e também fornecem conhecimento na área de comunidade fornecida pelo próprio Filament.

 

Componentes

1. Construtor de Painel

O Filament 3 oferece um conjunto de componentes prontos para criar painéis intuitivos e funcionais, permitindo a criação de painéis administrativos ricos em recursos que incluem páginas, recursos, formulários, tabelas, notificações, ações, infolists e widgets. Todos os painéis incluem um painel padrão que pode incluir widgets com estatísticas, gráficos, tabelas e muito mais. A biblioteca te proporciona incríveis customizações e uma incrível interface gráfica, trazendo uma enorme experiência para o usuário.

Segue abaixo a imagem de um painel administrativo completamente pronto, com isso, conseguimos ter uma experiência visual de como é excelente essa biblioteca.

2. Construtor de Formulários

O pacote de formulários do Filament permite criar facilmente formulários dinâmicos no seu aplicativo. É possível utilizar os formulários do Filament de diversas formas, seja a utilização de apenas um componente de formulários, como por exemplo, subida de arquivos, ou até mesmo todos os componentes disponíveis para utilização, que são, Input de Texto, Checkbox, Editor de Markdown, Select, entre outros.

A imagem exemplifica um pequeno formulário criado através do Filament. A biblioteca fornece uma grande gama de customização de formulários e na imagem podemos ver o poder dessa que temos ao utilizar o construtor de formulários.

3. Construtor de Tabelas

As tabelas dinâmicas do Filament 3 proporcionam uma maneira eficaz de exibir e manipular conjuntos de dados. Os desenvolvedores podem adicionar funcionalidades de ordenação, filtragem, paginação, entre outros recursos, que oferecem uma experiência de usuário mais rica. Aprender os recursos do construtor de tabelas economizará muito tempo ao criar suas próprias tabelas personalizadas do Livewire e usar os outros pacotes do Filament.

Na imagem acima, podemos ver o quanto a ferramenta de construtor de tabelas é customizável, e também podemos notar a quantidade de recursos podemos inserir em apenas uma tabela.

4. Widgets

Além dos componentes principais, o Filament 3 permite a criação de widgets personalizados para exibir informações ou funcionalidades específicas diretamente nos painéis. O Filament fornece alguns widgets prontos, como por exemplos widgets de gráficos, basta inserir os dados conforme é exigido pelo componente.

Segue abaixo uma imagem ilustrando como é um widget de gráfico pronto.

 

5. Notificações

O Filament 3 simplifica o processo de notificação dos usuários, fornecendo componentes prontos para exibir mensagens de sucesso, erro, aviso e outras informações importantes.

É possível utilizar as notificações em modo de transmissão, mostrando ao usuário um toast com a mensagem desejada e até mesmo utilizar uma central de notificações de forma simples e muito prática.

6. Ações

Os componentes de ações do Filament 3 facilitam a implementação de interações dinâmicas. Os desenvolvedores podem criar botões personalizados e ações específicas que acionam funções dentro da aplicação.

As ações do Filament foram projetados para serem usados no contexto de uma interface de usuário. Por exemplo, você pode ter um botão para excluir um registro de cliente, que abre um modal para confirmar sua decisão. Quando o usuário clica no botão “Excluir” no modal, o cliente é excluído. Todo esse fluxo de trabalho é uma “ação”.

Conclusão

O Filament 3 não é apenas uma biblioteca de componentes poderosos, mas também uma plataforma altamente personalizável que permite aos desenvolvedores moldar a interface de suas aplicações de acordo com suas visões e necessidades específicas. Com recursos de personalização, criação de componentes customizados e extensibilidade, o Filament 3 oferece um nível de controle sem precedentes sobre a experiência do usuário.

Para entender melhor acesse a documentação.

Autor

Escrito por:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Sobre o Autor

Mais sobre tecnologia

Gostou do Artigo?

Recebemos sua Assinatura com Sucesso!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Enviamos um e-mail para você confirmar sua assinatura, assim que confirmar passará a receber novidades em tecnologia da Rem Soft Sistemas.

Lembre-se sempre se caso não receber nosso e-mail na caixa de entrada,
Observe sua caixa de spam em seu e-mail.