Artigos Rem soft Sistemas

Entendendo o Protocolo SOAP – Uma Visão Geral

Introdução

Neste artigo iremos entender um pouco sobre os Web Services WS e sua importância atualmente, e aprender sobre o SOAP que é um protocolo de comunicação elaborado para facilitar a comunicação entre dois programas, algumas vantagens e desvantagens do protocolo, e alguns exemplos de aplicação.

O Web Service tem como principal funcionalidade fazer a transferência de dados entre diferentes plataformas, sendo elas construídas com a mesma tecnologia, ou com tecnologias distintas. Essa comunicação é feita através de protocolos, como o SOAP, que iremos abordar em seguida.

Ao utilizar um Web Service podemos reutilizar sistemas já existentes, adicionando novas funcionalidades e/ou aprimoramentos, sem a necessidade de estar desenvolvendo um sistema do zero.

O que é SOAP?

O SOAP (Simple Object Access Protocol) é um protocolo de comunicação entre aplicações, é baseado na linguagem de marcação XML (eXtensible Markup Language). Foi criado para facilitar a chamada remota de funções via internet, possibilita a comunicação entre aplicações desenvolvidas em linguagens diferentes e plataformas.

Ele possui sus próprias regras/padrões que podem aumentar sua complexidade, mas com esses padrões, possui uma conformidade integrada, o protocolo SOAP é muito recomendado para casos empresariais devido à sua segurança, atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade, que é um conjunto de propriedades para assegurar transações confiáveis de banco de dados (ACID).

Como o SOAP Funciona?

O SOAP usa o XML para a troca de mensagens baseado no protocolo HTTP para a transferência de dados, junto ao protocolo tem o documento WSDL, que é uma notação XML descreve a localização do Web Service e suas operações. Indica como o cliente deve compor sua solicitação do serviço, a interface fornecida pelo servidor do Web Service.

Com a utilização do XML, é possível definir uma estrutura de mensagem extensível garantindo a criação de mensagens que podem ser trocadas por uma variedade de protocolos implícitos. Com essa estrutura nõa existe e dependência de modelo de programação ou outras particularidades de implementação.

As mensagens no SOAP devem informar qual método será utilizado e os valores dos seus parâmetros, se possuir parâmetros. O Web Service irá retornar uma mensagem com os valores retornados pelo método.

Existem duas formas de enviar mensagens para um Web Service com o SOAP, One-Way Messagin e Request-Response Messagin. O One-Way Messagin é o envio de mensagem unilateral, onde, não se espera uma resposta do cliente Web Service. Já o Request-Response Messagin, é o tipo de mensagem onde o cliente poderá enviar uma resposta para o solicitante, ou seja, é um envio de mensagem bilateral.

Vantagens do SOAP

A principal vantagem da utilização do SOAP, é por ele ser baseado na linguagem de marcação XML, que é padronizado, não depende de plataforma ou linguagem de programação específicas, e pode ser integrado com qualquer protocolo de comunicação, nõa somente com o HTTP. O SOAP possui protocolos de segurança incorporados, como o WS protocolos.

Desvantagens do SOAP

Uma das principais desvantagens do SOAP é que ele pode ser muito mais verboso que outros protocolos modernos como o REST, ou seja, escrever mais para conseguir obter o mesmo resultado.

Pelo SOAP utilizar o XML sua sintaxe é mais completa, assim a leitura dos dados pode ser mais difícil e demorada.

Conclusão

Em resumo, o Protocolo SOAP desempenha um papel vital na comunicação entre sistemas distribuídos. Embora seja mais complexo em comparação com abordagens mais leves, como REST, o SOAP oferece confiabilidade e padronização. Suas vantagens incluem segurança e aceitação na indústria. No entanto, sua escolha depende das necessidades específicas de comunicação. Em última análise, o SOAP continua sendo uma ferramenta valiosa para a integração de sistemas e a comunicação entre aplicativos. Sua estrutura robusta o mantém relevante na era da tecnologia em constante evolução.

Referências

Autor

Escrito por:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Sobre o Autor

Mais sobre tecnologia

Gostou do Artigo?

Recebemos sua Assinatura com Sucesso!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Enviamos um e-mail para você confirmar sua assinatura, assim que confirmar passará a receber novidades em tecnologia da Rem Soft Sistemas.

Lembre-se sempre se caso não receber nosso e-mail na caixa de entrada,
Observe sua caixa de spam em seu e-mail.