Artigos Rem soft Sistemas

MongoDB: uma introdução ao mundo NoSQL

 

No contexto de tecnologias, é importante sempre ter em mente duas características fundamentais da área:

Primeiramente, quando uma tecnologia é bem aplicada e obtém sucesso, há uma tendência de expansão do seu uso, com isso, mais explorada e desenvolvida,  naturalmente as aplicações exigem cada vez mais dessa tecnologia.

Em segundo lugar, embora vivamos em uma realidade onde uma mesma aplicação pode se utilizar de diferentes tecnologias e, ainda, uma mesma tecnologia (p.ex. uma linguagem de programação) possa ser utilizada com propósitos em diferentes; cada tecnologia tem seus objetivos e características próprias de maneira que, havendo formas diferentes de obter um resultado, é importante um planejamento que leve em conta quais os prós e os contras de cada ferramenta disponível.

Nesse cenário, embora o SQL seja uma ferramenta de suma importância para trabalharmos com dados, e que geralmente é nos apresentada primeiro, há ainda outras maneiras de tratarmos os dados, cada uma delas com suas características e apresentando vantagens em pontos específicos.
Além do SQL, que tem por principal característica o uso de registros em tabelas e o relacionamento entre as mesmas, existem ainda outras abordagens como frameworks para “Big Data”, “Data Warehousing”, “Data Lakes” entre muitas outras.

Nesse artigo, trago uma introdução às ferramentas NoSQL.
Uma ferramenta muito utilizada no ambiente NoSQL é o MongoDB, um banco de dados orientado documentos, de código aberto, licenciado sob a GNU Affero General Public License (AGPL) e criado com o objetivo de ser muito flexível e escalável. 

Diferente do armazenamento em tabelas, essa abordagem armazena os dados em documentos BSON(uma representação binária de documentos JSON). Essa maneira de organização traz consigo possibilidades de armazenamento mais complexas e sem a necessidade de uma padronização tão rígida como nos bancos SQL, o que facilita a modelagem e o gerenciamento de grandes volumes de dados que não são tão homogêneos.

As ferramentas NoSQL, como o MongoDB, têm sua própria linguagem de consulta que, naturalmente, é voltada pra dados organizados em documentos. Essa linguagem, portanto, permite que seja feita, com certa facilidade, nesse cenário, algumas consultas que seriam mais custosas e trabalhosas se realizadas em um banco SQL.

Estrutura básico dos documentos do MongoDB:

 

Algumas das características encontradas no MongoDB: 

  • Modelo flexível de dados
  • Escalabilidade Horizontal
  • Alta disponibilidade
  • Consultas avançadas
  • Indexação
  • Implantação flexível

Algumas das possíveis aplicações do MongoDB

  • Aplicações com grande volume de dados
  • Big Data
  • IoT
  • Análise de dados

Como visto, a tecnologia é voltada pra objetivos específicos, sendo nesses pontos vantajosa, como no caso do MongoDB, tem-se:

  • Flexibilidade
  • Escalabilidade
  • Desempenho
  • Replicação
  • Comunidade forte e ativa

E também há algumas desvantagens como apontado, podemos citar:

  • Suporte limitado à transações
  • Consumo de recursos de hardware e armazenamento
  • Complexidade em sua configuração
  • Lentidão em determinados cenários
  • Curva de aprendizado da tecnologia

Listo aqui, ainda,  motivos pelos quais o MongoDB vale a pena:

  • Aplicações criadas de maneira rápida
  • Capacidade de manipulação de praticamente qualquer tipo de dado
  • Escalabilidade no uso dos dados
  • Adaptação facilitada a linguagens orientadas a objetos

 

Finalmente, o MongoDB, tal como apresentado, é uma ferramenta que, com uma utilização adequada em cenários bem definidos e favoráveis, pode trazer muitas vantagens à aplicação.

Essa é apenas uma introdução à ferramenta e ao conceito de NoSQL que tem todo um mundo de possibilidades a serem exploradas, podendo ser uteis quando utilizada no contexto ideal.

Para saber mais:
https://www.mongodb.com/
https://www.mongodb.com/blog
MongoDB (O Banco de Dados NoSQL mais Legal)

Curso de MongoDB fundamental

Escrito por:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Como a Transformação Digital Está Moldando o Futuro dos Negócios

A transformação digital não é mais uma opção, mas uma necessidade para empresas que desejam se manter competitivas no mercado atual. À medida que a tecnologia avança rapidamente, empresas de todos os setores estão adotando soluções digitais para melhorar suas operações, aumentar a eficiência e oferecer melhores experiências aos clientes.

Leia Mais »

MongoDB: uma introdução ao mundo NoSQL

  No contexto de tecnologias, é importante sempre ter em mente duas características fundamentais da área: Primeiramente, quando uma tecnologia é bem aplicada e obtém sucesso, há uma tendência de expansão do seu uso, com isso, mais explorada e desenvolvida,  naturalmente as aplicações exigem cada vez mais dessa tecnologia. Em

Leia Mais »

Python: Analisando Dados E Criando Gráficos

  Nos últimos anos, a análise de dados tornou-se um dos pilares fundamentais das estratégias de grandes empresas em todo o mundo. À medida que a quantidade de informações disponíveis continua a crescer exponencialmente, a capacidade de extrair insights significativos desses dados se tornou uma vantagem competitiva crucial. Nesse contexto, a linguagem

Leia Mais »

Dominando os recursos de relacionamentos eloquent do Laravel

Introdução Nos bastidores de qualquer aplicativo Laravel poderoso está o Eloquent ORM, uma ferramenta que não só simplifica drasticamente a interação com o banco de dados, mas também abre as portas para uma arquitetura de aplicativos mais organizada e flexível. Entre os vários tesouros que o Eloquent oferece, destaca-se o

Leia Mais »

Sobre o Autor

Mais sobre tecnologia

Gostou do Artigo?

Recebemos sua Assinatura com Sucesso!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Enviamos um e-mail para você confirmar sua assinatura, assim que confirmar passará a receber novidades em tecnologia da Rem Soft Sistemas.

Lembre-se sempre se caso não receber nosso e-mail na caixa de entrada,
Observe sua caixa de spam em seu e-mail.