fbpx

Artigos Rem soft Sistemas

Home Office com nosso consultor na Folha de Londrina

 

Trabalhar em casa não é característica só de quem tem o próprio negócio. É possível ser funcionário de uma empresa e mesmo assim atuar de forma remota. Esse é o caso de Edson Francisco Alves, consultor de Tecnologia da Informação, que trabalha com análise e desenvolvimento de sistemas. Atualmente ele tem CNPJ como empreendedor e presta serviço para uma empresa, mas também já foi funcionário registrado e trabalhava em casa.

“Esta é a segunda vez que trabalho em home office. Na primeira empresa eu comecei na sede física e depois de três anos fui para o escritório em casa. Como dependo só de um computador e de conexão com a internet, fica mais fácil.”

Ele conta, inclusive, que em São Paulo há empresas do ramo de TI onde os funcionários podem mesclar a jornada, fazendo parte no escritório e parte em casa, muitas vezes revezando com outros colegas a presença na empresa.

Justamente por atuarem de forma mais individual, Alves conta que é comum os trabalhadores da área de tecnologia trabalharem em home office. Tanto que a própria empresa para a qual ele trabalha hoje funciona 100% no sistema remoto. Ele diz que os proprietários atualmente residem em Florianópolis (SC), mas já moraram em São Paulo e Londrina. São oito membros na equipe, sendo dois em Florianópolis, dois em Londrina, dois em Assis (SP), um em Cornélio Procópio e um em Maringá, mas isso não quer dizer que a equipe não seja integrada e trabalhe de forma conjunta.

“Fazemos reuniões diárias, temos nossa sala de reunião virtual e todos os dias nos reunimos às 9h30. Isso ajuda a manter a equipe em sintonia mesmo à distância”, afirma com propriedade, mas confessa que algumas vezes sente falta do contato pessoal com os colegas de trabalho.

Com a experiência de quem trabalha em casa há seis anos, Alves conta que já se acostumou com a rotina e tem a disciplina necessária para desempenhar suas funções, sem se atrapalhar. Por atender clientes empresariais, ele diz que geralmente encerra o expediente às 18 horas, mas até pelas características de sua função, algumas vezes é necessário trabalhar em horários não tão convencionais.

“No dia a dia temos metas para cumprir, os clientes entram em contato, precisam de suporte. Atendemos por demanda também, então eventualmente pode haver um prazo mais apertado. Algumas vezes preciso estender o expediente, trabalhar à noite ou nos finais de semana por causa da estabilidade do sistema, ou seja, precisamos fazer alguns procedimentos quando o cliente não estiver usando esse sistema. Essa rotina está adaptada, já adaptar a família é mais difícil. Eles precisam entender que estou em casa, mas não estou disponível. Tenho um filho de 3 anos e ele está começando a entender”, explica.

E é justamente poder almoçar com a família e levar o filho para o escritório algumas das vantagens apontadas pelo técnico. “Você ganha no tempo, não tem custos de deslocamento, ganha mais flexibilidade. Os clientes às vezes ficam surpresos quando descobrem que a empresa não tem uma sede fixa, mas depois percebem os benefícios, já que acabamos ficando online depois do trabalho.” (Érika Gonçalves/ Reportagem Local)

 
  • Rem Soft Sistemas

    REM SOFT é uma abreviação de REMOTE SOFTWARE, pois somos especialistas em prover soluções digitais com larga experiência no trabalho remoto. Pensamos sempre “fora da caixa” quando se trata de inovação. Nossa equipe é apaixonada por tecnologia e atendimento diferenciado aos clientes. Nossas equipes são organizadas em Squads multidisciplinares e temos o HOME OFFICE no nosso DNA.

Escrito por:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Como escolher entre plataformas de desenvolvimento low-code e high-code

Escolher entre uma plataforma low-code e high-code para o desenvolvimento de software é uma decisão estratégica que impacta diretamente a eficiência, custos e qualidade do projeto. Com a crescente demanda por soluções digitais rápidas e eficientes, entender as diferenças entre essas abordagens é essencial para optar pela melhor alternativa. Neste

Leia Mais »

Design Pattern Bridge

O Design Pattern Bridge é um padrão de projeto estrutural que ajuda a dividir a abstração (o que algo faz) da implementação (como algo é feito). Essa separação permite que ambas possam evoluir de forma independente, ou seja, você pode mudar ou expandir tanto a parte abstrata quanto a parte

Leia Mais »

Armazenamento ODS com 3D nanoscale

O que é o ODS ? ODS ou armazenamento de dados ópticos, basicamente são os CDs, DVDs e Blu-ray que usávamos tanto no inicio dos anos 2000 para assistirmos filmes, jogar vídeo games, ouvir musicas e etc. mas que vem perdendo o espaço para as novas tecnologias de armazenamento como

Leia Mais »

Saúde Mental no Trabalho e Boas Práticas para Códigos Limpos

Introdução: Começar na carreira de desenvolvimento pode ser desafiador. A pressão para aprender novas tecnologias, resolver problemas complexos e entregar código de qualidade pode impactar a saúde mental. Uma das formas de reduzir o estresse no trabalho é adotar boas práticas de programação, como escrever código limpo e organizado, o

Leia Mais »

Como Algoritmos de Integração Melhoram a Eficiência das APIs

Como Algoritmos de Integração Melhoram a Eficiência das APIs? No mundo digital de hoje, as APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) são como as veias que conectam diferentes sistemas, aplicativos e serviços. Para desenvolvedores e engenheiros de software, garantir que essas interfaces sejam rápidas, eficientes e resilientes é fundamental. Uma

Leia Mais »

Sobre o Autor

Mais sobre tecnologia

Gostou do Artigo?

Recebemos sua Assinatura com Sucesso!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Enviamos um e-mail para você confirmar sua assinatura, assim que confirmar passará a receber novidades em tecnologia da Rem Soft Sistemas.

Lembre-se sempre se caso não receber nosso e-mail na caixa de entrada,
Observe sua caixa de spam em seu e-mail.