O que é o ODS ?
ODS ou armazenamento de dados ópticos, basicamente são os CDs, DVDs e Blu-ray que usávamos tanto no inicio dos anos 2000 para assistirmos filmes, jogar vídeo games, ouvir musicas e etc. mas que vem perdendo o espaço para as novas tecnologias de armazenamento como Pen drive, micros SD entre outras.
O principal motivo para a defasagem dos ODS é sua baixa capacidade de armazenamento porém agora com as novas tecnologias de armazenamento 3D podemos aumentar massivamente a quantidade de armazenamento.
Essa nova tecnologia foi desenvolvidas por cientistas chineses e segundo a SCMP (South China Morning Post) a tecnologia pode armazenar até 1,6 petabits capacidade equivalente a 10 vezes mais que um disco Blu-ray normal (25 GB) o equivalente a 100 camadas de armazenamento em único disco ultrafino.
O novo disco OSD tem o tamanho comparável a um CD normal, além disso, o disco é altamente estável e espera-se que tenha vida útil de 50 a 100 anos.
Qual a importância dessa tecnologia ?
Essa tecnologia é especialmente relevante em contexto de explosão de dados no mundo, com previsão de que o volume global de dados alcance 175 zettabytes até 2025. Os centros de dados atuais consomem quantidade enorme de energia e geram muito calor mas com essa nova tecnologia além de diminuir o tamanho dos datacenters é possível abaixar o consumo de energia dos mesmos .
Estima-se que, em 2022, os centros de dados do mundo todo tenham consumido cerca de 1% da demanda global de eletricidade e conforme o tempo vai passando ela só vai aumentar e cada vez mais os datacenters irão expandir de tamanho.
Vantagens
- Grandes economias de espaço e energia: Com a possibilidade de empilhar discos em escala nanométrica em arrays tridimensionais, essa tecnologia otimiza o uso do espaço físico, uma vantagem crucial em grandes centros de dados que têm espaço limitado.
- Minimizar a necessidade de migração de dados, processo arriscado que os centros de dados atualmente precisam realizar a cada três a dez anos, colocando os dados em risco de adulteração ou perda;
- Longevidade e Durabilidade: Dispositivos de armazenamento óptico tendem a ter uma vida útil mais longa do que discos rígidos e memórias flash, que sofrem degradação ao longo do tempo. Isso torna o ODS uma solução promissora para o armazenamento arquivístico, onde a integridade dos dados precisa ser mantida por longos períodos.
- Custo-benefício a Longo Prazo: Comparado às tecnologias tradicionais, como discos rígidos e dispositivos de armazenamento flash, essa tecnologia promete ser uma solução mais econômica para armazenamento arquivístico de longo prazo, com menor necessidade de manutenção e substituição de dispositivos.